Tanques e Togas

Companhia das Letras


R$ 44,78


Informações sobre o Livro

Lançamento: 11/04/2018
Autor: Felipe Recondo
Encadernação: Capa comum
Editora: Companhia das Letras
Edition: 1ª
Format: Edição padrão
Baseado em ampla pesquisa histórica com documentação inédita, o jornalista Felipe Recondo apresenta, em Tanques e togas, o mais completo relato sobre o papel do Supremo Tribunal Federal durante os anos de ditadura.

Tanques e togas é o primeiro livro dedicado exclusivamente ao papel do Supremo Tribunal Federal nos anos de chumbo. Ao estudar um dos momentos mais sombrios da história dessa instituição, o jornalista Felipe Recondo contribui para que se entenda como o frágil Supremo dos primeiros anos da República veio a se transformar no superpoderoso STF dos dias de hoje.
O golpe de 1964 recebeu imediatamente o apoio do então presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Ribeiro da Costa. Nos anos seguintes, a Constituição foi substituída por atos de exceção e garantias fundamentais foram suspensas, dando lugar a prisões políticas, cassações, tortura, censura, desaparecimentos e mortes.
Como garantidores da Constituição, os ministros do Supremo nunca determinaram a abertura de inquéritos para atribuir responsabilidades nem confrontaram abertamente os militares. Poderiam fazê-lo? Estavam dispostos a fazê-lo? Tinham instrumentos ou liberdade para tal? Essas são algumas das questões que Recondo procura responder baseando-se em correspondências, petições, pareceres e acórdãos de julgamento, além dos diários do ministro do Supremo Aliomar Baleeiro.


Livros Relacionados

Como os Advogados Salvaram o Mundo
A República em Transição. Poder e Direito no Cotidiano da Democratização Brasileira. 1982-1988
Brasil. Uma Biografia não Autorizada
Até a Última Página. Uma História do Jornal do Brasil
Os Fuzis e as Flechas. História de Sangue e Resistência Indígena na Ditadura
Linha Direito Comparado. Textos Clássicos na Vida das Constituições - Série IDP
Onze Supremos. O Supremo em 2016
Direitos Fundamentais e Direito à Justificativa Devido Procedimento na Elaboração Normativa
Autoritarismo e Golpes na América Latina
Terra Negra. O Holocausto Como História e Advertência

safe_google_browsing

Denunciar Conteúdo Impróprio