A Ditadura Envergonhada - Volume 1

Intrínseca


R$ 36,54


Informações sobre o Livro

Lançamento: 02/02/2015
Autor: Elio Gaspari
Encadernação: Capa comum
Editora: Intrínseca
Edition: 2ª

A obra mais importante sobre a história recente do país em uma nova edição revista e ampliada.

Durante os últimos trinta anos, o jornalista Elio Gaspari reuniu documentos até então inéditos e fez uma exaustiva pesquisa sobre o governo militar no Brasil. O resultado desse meticuloso trabalho gerou um conjunto de quatro volumes que compõe a obra mais importante sobre a história recente do país, e que acaba de ganhar uma edição revista e ampliada, enriquecida com novas fotos e projeto gráfico de Victor Burton.

A obra é dividida em dois conjuntos: As ilusões armadas e O sacerdote e o feiticeiro. Publicada originalmente em 2002, As ilusões armadas reúne os livros A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada , e recebeu o prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária de 2003, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Nos primeiros anos após o golpe de 1964, o governo militar ainda relutava em se assumir como uma ditadura, daí o título A ditadura envergonhada. Mas com a edição do AI-5, no final de 1968, que suspendeu direitos constitucionais, ela se revela. Em A ditadura escancarada , são reconstituídos os momentos mais tenebrosos do regime, como a prática da tortura contra os opositores do regime e a violência empregada contra os guerrilheiros do Araguaia, um dos últimos núcleos de resistência política.

Os personagens centrais de O sacerdote e o feiticeiro são respectivamente os generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. A ditadura derrotada detalha os antecedentes desses dois importantes personagens, concentrando-se na articulação que os levou ao poder e também na vitória do partido de oposição nas eleições de 1974. A ditadura encurralada , quarto volume, culmina com a exoneração do general Sylvio Frota do cargo de ministro do Exército. Naquele momento, o presidente Ernesto Geisel punha um ponto final na anarquia militar que tomava conta do país. Desse relato fazem parte episódios como o assassinato do jornalista paulista Vladimir Herzog em outubro de 1975, nas dependências de uma unidade do Exército, fato que contribuiu para azedar a relação entre a Presidência e setores das Forças Armadas.

O quinto livro da série, a ser publicado futuramente, abordará o final da gestão do general Geisel, o governo do presidente João Baptista Figueiredo, em que se sobressaem o atentado do Riocentro, a bancarrota de 1982 e a campanha por eleições direitas.

- Principal obra sobre a história recente do país é reeditada com material inédito, incluindo trechos da gravação de uma reunião na Casa Branca em que o presidente dos Estados Unidos contempla a possibilidade de uma ação militar, caso surgisse um governo esquerdista no país.
- Atualizações realizadas a partir de atas do Conselho de Segurança Nacional divulgadas em 2008 pelo Arquivo Nacional.
- Mais de 100 fotos novas foram acrescidas ao material original
- Documentos do arquivo pessoal do autor, áudios e vídeos estão disponíveis em seu site.
- Duas versões de e-book, incluindo edição especial enriquecida com áudios e vídeos.

“Elio Gaspari faz história como quem escreve um romance. Os retratos que constrói ao longo do texto são memoráveis.” – Thomas E. Skidmore, O Estado De São Paulo

“Elio, como Euclides da Cunha em Os sertões, vai aos menores detalhes, sem perder as grandes linhas.” – José Sarney, Folha De S.Paulo

“Relatórios oficiais, memorandos, cartas e bilhetes trocados entre os personagens, totalizando um acervo sem par do período transportam o leitor para a intimidade dos palácios e gabinetes onde se joga o principal da ação. A isso se acrescenta, se é preciso ainda insistir na qualidade da série, o talento do autor para narrar e extrair dos fatos seu significado central.” – Roberto Pompeu De Toledo, Veja




Livros Relacionados

A Ditadura Escancarada - Volume 2
A Ditadura Derrotada - Volume 3
A Ditadura Encurralada - Volume 4
A Ditadura Acabada - Volume 5
Como as democracias morrem
Getúlio 1 (1882-1930)
Getúlio 2 (1930-1945)
Inferno
Getúlio 3 (1945-1954)
O Ódio Como Política. A Reinvenção da Direita no Brasil

safe_google_browsing

Denunciar Conteúdo Impróprio