Ciência na alma: Escritos de um racionalista fervoroso

Companhia das Letras


R$ 48,00


Informações sobre o Livro

Lançamento: 13/07/2018
Autor: Richard Dawkins
Encadernação: Capa comum
Editora: Companhia das Letras
Edition: 1ª

Livro reúne 42 textos de Richard Dawkins, o racionalista que ilumina com sua erudição característica as maravilhas da natureza e ataca veementemente a lógica fajuta e a irracionalidade.

Apesar de abarcar três décadas de produção escrita, este livro não poderia ser mais atual e urgente, num mundo cada vez mais irracional e hostil aos fatos. Já na sua introdução apaixonada, Richard Dawkins faz um alerta insistindo para que a razão volte a ser protagonista e que os sentimentos ― mesmo aqueles que não representam coisas abjetas como a xenofobia, a misoginia e outros preconceitos ― fiquem de fora das escolhas eleitorais. Em mais de quarenta ensaios, artigos, palestras e cartas, recentemente revistos pelo autor, são escrutinadas uma série de questões, entre elas a importância das evidências empíricas, e há uma crítica enfática da má ciência, da presença da religião nas escolas e de movimentos como os que negam a gravidade das mudanças climáticas. Com o ardor de sempre, o cientista defende “a verdade sagrada da natureza” e homenageia as glórias e as complexidades do mundo natural com seu virtuosismo típico.
Neste momento em que pessoas nos altos cargos dos governos questionam a evolução, Dawkins se pergunta o que Darwin pensaria de seu próprio legado e celebra a ciência, que possui muitas virtudes das religiões, mas está livre do lado negativo da superstição e do preconceito.




Livros Relacionados

O sentido da existência humana
O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo
21 lições para o século 21
Por quê? O que nos torna curiosos
Tribos morais: A tragédia da moralidade do senso comum
A estranha ordem das coisas: As origens biológicas dos sentimentos e da cultura
Breves respostas para grandes questões
A origem das espécies por meio de seleção natural: ou A preservação das raças favorecidas na luta pela vida
Fome de saber
O cérebro que não sabia de nada: O que a neurociência explica sobre o misterioso, inquieto e totalmente falível cérebro humano

safe_google_browsing

Denunciar Conteúdo Impróprio